Professor Associado de Direito Tributário e Financeiro, dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor convidado da Faculté de Droit de l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne (França), da Facultat de Dret da Universitat de Barcelona (Espanha) e da Fundação Dom Cabral (FDC). Atuou como professor na Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, na Fundação João Pinheiro (FJP), no Instituto de Educação Continuada (IEC) e nos cursos de Pós-Graduação em Direito Público do Tribunal de Justiça e do antigo Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais.

Foi assessor da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e membro do Conselho de Política Tributária da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Membro da Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais. É membro de instituições nacionais e internacionais, como a International Fiscal Association (IFA), o Instituto Latinoamericano de Derecho Tributario (ILADT) e a Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT). É conselheiro da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) e ex-coordenador acadêmico da Aliança de Advocacia Empresarial (Alae). É conferencista em diversos seminários no Brasil e no exterior e autor de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras. Embaixador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB).

Reconhecido pela boa qualidade no exercício da advocacia tributária, previdenciária e aduaneira em diversos diretórios nacionais e internacionais. No ranking da Análise Advocacia, já há alguns anos, é 1º colocado no ranking nacional dos advogados mais admirados em Direito Previdenciário (custeio), 2º em Direito Tributário e 1º colocado como especializado em Minas Gerais. Reconhecido também pela Chambers and Partners (desde 2014), Legal 500 (desde 2016) e Best Lawyers (desde 2019). Ladeado pelos demais sócios do escritório, foi alcançada a posição de recommended Firm pela Latin Lawyers National (2019 e 2020) e pelo World Tax Firm – ITR (2020).

Formação acadêmica

  • Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Especialista em Fiscalidad Internacional pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha)
  • Especialista em International Tax Planning pela Harvard Law School (Massachussetts/EUA)
  • Mestre em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Time Coimbra & Chaves