Em entrevista para o programa Entrevista Coletiva, da TV Band Minas, nosso sócio Onofre Batista comentou sobre a gestão fiscal do Governo Zema, a dívida do estado (R$160 milhões) e futuro das estatais mineiras.

 

Onofre Batista e jornalistas comentam sobre a dívida dos estados

 

Nós estamos vivendo uma crise que se arrasta há muitos anos: a dívida mineira que, hoje, soma R$160 milhões.

Segundo Onofre, a dívida se acumula e vai continuar pesando porque Minas Gerais enfrenta um problema estrutural. A desindustrialização deixou o Estado essencialmente como exportador de commodities, sobretudo minério e produtos agropecuários. Entretanto, a exportação não gera ICMS. Para piorar, os insumos geram crédito de ICMS com os quais o Estado tem de arcar. A conta não fecha. Minas Gerais produz para o Brasil, atrai dólares, mas fica sem tributos. A União arrecada, normalmente, mas o Estado de MG não. Isso, no médio prazo, gera um estrangulamento quase irreversível. Esse é o quadro que faz com que, Governo após Governo, a situação só se agrave.
Pagar a dívida com a União é e sempre será um absurdo. Fragilizamos educação, saúde e segurança dos mineiros para remeter reais para o Governo Federal gastar com emendas pix e com transferências desvinculadas.
Os mineiros produzem para o Brasil e ficam com dívidas.

 

Confira a entrevista completa: