O Tratado de Livre Comércio assinado ontem, em Santiago, pelos Presidentes Temer e Piñera, facilita e moderniza as relações comerciais entre Brasil e Chile.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Tratado tem 24 capÃtulos e permitirá ampliar e aprofundar a integração comercial bilateral.
Segundo o Itamaraty, o acordo permitirá a micro, pequenas e médias empresas brasileiras e chilenas participarem de licitações abertas nos dois paÃses, competindo em igualdade de condições com os fornecedores locais.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Chile na região e o terceiro em nÃvel mundial, depois da China e dos Estados Unidos. m 2017, as exportações para o Brasil representaram 66% do total exportado para os paÃses fundadores do Mercosul, totalizando 3,413 bilhões de dólares (cerca de 13 bilhões de reais), 14% a mais do que em 2016. As importações chilenas do Brasil, por sua vez, representam aproximadamente 60% do total importado dos paÃses do Mercosul.