No dia 28 de janeiro se comemora o Dia do Comércio Exterior e de seus profissionais no Brasil. Nesse mesmo dia, no ano de 1808, foi assinado por Dom João VI o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, permitindo a exportação de produtos coloniais (com exceção do Pau-Brasil) e a importação de produtos europeus de outros países (além de Portugal), favorecendo sobretudo o comércio exterior com os britânicos.

No atual mundo globalizado, é inquestionável a importância do comércio exterior para o desenvolvimento dos países, e, da mesma forma, o relevante papel dos profissionais de comércio exterior em todo processo de logística e despacho aduaneiro de importação e exportação, aos quais parabenizamos pelo seu dia!

Como afirma nosso Sócio Fundador Paulo Coimbra, no Brasil, muito ainda precisa ser feito acerca dos tributos aduaneiros. Basta ver que, fora os dois tributos regulatórios (II e IE), a tributação ainda provoca resíduos em exportações e impõe gravames desproporcionais na importação. Uma verdadeira reforma tributária nos tributos niveladores que afetam o comércio exterior é uma necessidade para o Brasil, que se propõe a ser membro da OCDE.